Vamos tratar sobre a nova geração de motores de tricilíndricos, presente nos carros menores?
.
Montadoras como BMW, Fiat, Ford, Hyundai, Nissan, Peugeot-Citroën, Renault, Volks e, em breve, a Chevrolet, estão substituindo alguns de seus motores pequenos, na configuração tradicional de 4 cilindros, por unidades tricilíndricas.
Para as fábricas, o custo de produção de um motor de 3 cilindros, em alta escala, é menor pois possui menor quantidade de peças móveis e menor uso de matéria prima na sua fundição.
Essas vantagens traduzem-se em um pouco mais de eficiência na movimentação do veículo pois menos peças móveis produzem menor atrito interno e calor e menos matéria-prima, menor peso-morto.
Outra vantagem, esta, favorecendo o mecânico, está no menor espaço que o motor ocupa no veículo, melhorando a reparabilidade de seus periféricos.
.
As maiores desvantagens do motor tricilíndrico, em relação aos de 4 ou mais cilindros, está no ronco feio, tipo "enceradeira" e no excesso de vibrações que ele transmite à carroceria.
É uma sensação sonora e tátil muito similar à de um motor de 4 cilindros que esteja com uma vela defeituosa.
Isso é tão evidente que é muito comum atendermos clientes se queixando dessa vibração excessiva.
.
O que fazemos na DOUTOR GARAGEM para atenuá-la, é verificar a integridade dos pontos de fixação do trem-de-força (coxins) e melhorar, ao máximo, a eficiência de ignição da mistura e da injeção de combustível.
.
Por que isso?
.
Um motor de três cilindros é, essencialmente, um motor de seis cilindros em linha, cortado ao meio. Normalmente, em um seis em linha, os dois cilindros externos (1 e 6) atingem o ponto morto superior (PMS, momento em que o pistão atinge sua altura máxima) em uníssono, com os outros quatro cilindros atingindo ângulos específicos de rotação, equilibrando bem as forças primárias e secundárias e o torque rotacional do motor. Em outras palavras, os pistões alternativos (que não estão em fim de curso) funcionam como contrapesos às forças rotacionais do motor. Quanto maior o número de cilindros em linha um motor possui, mais silencioso, equilibrado e suave ele será.
É sabido que um 6-cilindros, em linha, é o motor disponível que tende a ter maior suavidade de funcionamento, só perdendo para os sofisticados V-12.
.
No tricilíndrico, o pistão 1 (o pistão frontal) alcança o PMS enquanto os outros dois estão a 120 graus de distância do PMS ou do ponto morto inferior (PMI). Isso significa que as forças primárias e secundárias são balanceadas verticalmente, mas o torque sobre os pistões alternativos não coincide em uníssono como em um 6-cilindros em linha. Em vez disso, o motor está tentando girar naturalmente sobre si mesmo. Então, para evitar isso, um eixo de balanceamento é necessário para amenizar a força de torção.
.
Assim, como existe, no motor de 3 cilindros, esse desequilíbrio natural de forças, mesmo uma pequena melhora na equalização das eletroválvulas de injeção ("bicos") e na capacidade de queima da mistura (velas e bobinas em perfeito estado), têm um efeito sensível.