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Limpeza de bicos injetores: tem que fazer?


Gostaria de fazer um breve relato sobre a nossa experiência com LIMPEZA DE VÁLVULAS INJETORAS DE COMBUSTÍVEL, popularmente conhecida como "LIMPEZA DE BICOS".

Os bicos injetores, como o próprio nome diz, são os responsáveis por injetar, de maneira controlada e dosada, o combustível para dentro dos motores.

O processo de limpeza dos bicos injetores de combustível começou, no Brasil, há cerca de 25 anos, com a pressurização de solvente combustível diretamente no motor dos carros, em funcionamento, e sem retirar os injetores. Quase sempre, tinha eficácia apenas quando a sujeira estivesse pouco impregnada, fácil de sair. Muitas oficinas ganharam dinheiro com isso, por um bom tempo, mas sem compromisso com resultados. Mesmo porque, além da limpeza geralmente pouco eficaz, não era possível testar as propriedades funcionais dos bicos para se avaliar as suas condições reais de operação e o resultado da limpeza.

Talvez por isso, o processo de limpeza de injetores ficou estigmatizado como "picaretagem", chegando até a ser denunciado, amplamente, por famosos jornalistas "especializados". Além do método antigo e deficiente ter desacreditado a necessidade de limpeza, existe um outro fator que contribuiu bastante para isso, o qual, citaremos mais abaixo.

Confesso que nós mesmos, da Doutor Garagem relutamos, por muito tempo, em oferecer esse serviço por também não acreditar na sua eficácia. Entretanto, diante dos sucessivos casos de baixo rendimento de motores que começamos a vivenciar, percebemos que a limpeza dos bicos injetores tinha, sim, um papel decisivo na melhora de rendimento.

Assim sendo, há alguns anos, adquirimos uma máquina profissional de teste e limpeza por ultrassom e os resultados de desempenho têm sido surpreendentes. Mesmo nos casos em que os clientes utilizam combustível de qualidade e aditivado, a limpeza dos injetores traz resultados palpáveis. A anulação de uma diferença de vazão de míseros 5%, de um injetor para o outro, já proporciona melhora significativa na eficiência dos motores.

Mas existe uma ressalva que é muito pouco considerada pela maioria das oficinas. E esta é a outra causa do descrédito na real necessidade de limpeza dos injetores: É PRECISO INSISTIR NA LIMPEZA, POR DIVERSAS VEZES, PARA QUE OS BICOS SEJAM EQUALIZADOS. Na maioria dos casos, isso se faz necessário mas, infelizmente, grande parte das oficinas não fazem o serviço direito, seja por desconhecimento, para liberarem o carro rápido ou por falta de compromisso com resultados. Já houve ocasiões em que, para evitar a compra de bicos novos para o cliente, os bicos injetores ficaram por dois dias no banho de ultrassom até que se equalizassem a contento. Por essa razão, é muito comum que clientes que limparam os bicos em outra oficina, alegam não terem percebido nenhuma diferença em desempenho e consumo.

Dependendo de uma série de fatores, em média, os bicos injetores apresentam deficiência de vazão entre 20 e 30.000 km.

"Ah, mas meu carro tem 100.000 km e nunca precisou limpar..." Sim, isso é possível, embora seja muito pouco provável que uma limpeza não vá trazer melhoras para esse caso, afinal, não estamos falando de corrigir defeito mas, sim, de melhorar eficiência.

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