top of page
  • Foto do escritorDoutor Garagem Centro Automotivo

Os motores modernos podem ser regulados? Sim!


O termo "regular um motor" nos faz lembrar de procedimentos mecânicos como ajustar a mistura do carburador, a abertura do platinado de ignição, as válvulas do motor e o ponto-de-ignição.

Apesar da maioria desses ajustes já nem ser mais aplicável em carros modernos, regular um motor é um precedimento que vai além do senso comum clássico. O objetivo da regulagem é sempre o de conter os parâmetros de funcionamento do motor para dentro de limites especificados, visando o seu máximo rendimento (consumo e desempenho).

A regulagem mecânica de um motor atual, só é feita no ajuste das folgas das válvulas de admissão e escape e, ainda assim, em uma minoria de motores, como os Honda e alguns Renault e Peugeot/Citroën.

"Então, salvo essas exceções, eu só preciso trocar as velas no período certo que o meu caro vai estar sempre andando bem e bebendo pouco?" Se somente as velas influenciassem o funcionamento do motor do seu carro, estaria certo, mas sabemos que não é assim. E é aí que entra o nosso ponto-de-vista sobre a regulagem de motores.

Os motores atuais e seus componentes auxiliares, continuam sofrendo desgastes e desajustes inerentes ao seu uso, seja ele inadequado, severo ou normal. A necessidade de regulá-los ainda existe partindo da definição de que regular é trazer parâmetros para dentro dos limites especificados.

Sob essa ótica, além dos procedimentos antigos que forem aplicáveis à situação, fazemos a regulagem consertando ou trocando componentes defeituosos ou gastos, limpando peças carbonizadas ou obstruídas, ajustando eletronicamente parâmetros fixos de operação, como a relação ar/combustível de motores flexíveis, o aprendizado da mistura ao longo do tempo e o ângulo inicial de abertura da borboleta de aceleração.

Nunca fizemos um estudo estatístico acerca do percentual de veículos que atendemos, já fora da garantia, cujos motores apresentam deficiências de rendimento observadas nos testes de rua que fazemos antes de iniciarmos nossos serviços. Mas posso assegurar que mais de 70% desses carros poderiam estar bem mais espertos para andar e/ou mais econômicos. Na maioria das vezes, sem mesmo os nossos clientes terem se dado conta disso.

Traga seu carro para uma avaliação e surpreenda-se!

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page