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PNEUS MELHORES NA FRENTE OU ATRÁS?


Seu carro tem tração dianteira? Não tenha dúvidas: coloque os pneus menos usados na frente.

Em se tratando de veículos com TRAÇÃO DIANTEIRA (maioria absoluta da frota nacional de veículos leves), o DOUTOR GARAGEM tem uma posicionamento técnico diferente do que a midia automotiva e a maioria dos fabricantes de pneus recomenda e explicamos por quê:

VANTAGEM DE SE MONTAR OS PNEUS MENOS GASTOS ATRÁS PARA TRAÇÃO DIANTEIRA (posição defendida pela maioria da imprensa automotiva e fabricantes de pneus): em piso escorregadio, haverá menor propensão a sair de traseira nas curvas e freadas, o que demandaria bastante perícia ao volante pra controlar o carro. Mas isso muito dificilmente ocorrerá em piso seco (carros com tração dianteira tendem a escorregar a frente no seco) e também só vai ocorrer se seu carro não tiver ABS/EBD para modular as freadas e Controle de Estabilidade para corrigir trajetórias.

VANTAGENS DE SE MONTAR OS PNEUS MELHORES NA FRENTE SE SEU CARRO TEM TRAÇÃO DIANTEIRA (posição defendida pelo DOUTOR GARAGEM): 1) menor distância gasta para se frear em emergência e evitar uma batida frontal, mesmo com ABS, pois o freio é mais eficiente na frente e o peso do carro vai quase todo para os pneus dianteiros; 2) maior controle em curvas, uma vez que seu carro com tração na frente, tem tendência a sair de frente (SUBSTERÇO); 3) maior controle direcional, com mais firmeza, rapidez e precisão ao desviar de trajetória; 4) maior capacidade de tração, muito importante em BH, com ruas íngremes, que dirá, se o piso estiver molhado; 5) menor desgaste da suspensão dianteira, menos robusta que a traseira; 6) maior conforto de rodagem pois os buracos são mais sentidos na suspensão dianteira, que terá mais borracha de pneu pra amortecer os impactos.


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